Beteavon significa "bom apetite" em hebraico. Neste cantinho, vamos trocar receitas, idéias, dicas para a vida, mensagens de otimismo e fazer o que de melhor o ser humano faz: comer bem!!! Enfim, um lugar para gente FELIZ!!! A partir de agora você se torna um BETEAVONAUTA! No ar desde 19/06/07

segunda-feira, 9 de julho de 2007

SUSHI

Sushi Nigiri

Sushi nigiri é feito com peixe cru, enrolado sobre um bolinho moldado em arroz sushi. Em japonês, nigiri significa "apertado".

Você pode fazer este tipo de sushi com filé de salmão, atum, tainha, namorado, com camarões ou polvo cozidos.

Como montar um sushi nigiri, passo a passo:

1. Utilizando uma faca afiada, corte o filé de peixe pedaços menores, compridos e grossos.

2. Corte cada pedaço em fatias finas, em um ângulo inclinado em relação à superficie do peixe (como na figura).

3. Coloque a fatia de peixe na mão esquerda (direita, se você for canhoto) e um pouco de wasabi (raiz forte) sobre o peixe. Com a outra mão, faça uma bola de arroz, de tamanho menor do que o comprimento da fatia de peixe. Coloque esta a bola de arroz sobre o peixe.

4. Utilizando ambas as mãos, vire o sushi com o peixe para cima e molde, cuidadosamente, o peixe em torno do arroz. O sushi deve ter 5 cm de comprimento.

Outro tipo de sushi bastante popular é o kappa, feito com arroz e pepino enrolados por alga. O recheio do kappa pode ser, ao invés de pepino, peixe cru ou kani. Para enrolar o kappa, o ideal é ter uma esteira japonesa, feita de bambu. Se você não tiver, pode tentar improvisar utilizando uma folha de papel-manteiga ou filme plástico.

Kappa-maki

1. Coloque metade de uma folha de alga desidratada sobre a esteira. Espalhe uma camada de arroz sobre a alga, deixando uma faixa de 2 cm descoberta (como na figura).

2. Espalhe um pouco de wasabi sobre o arroz. Coloque fatias finas de pepino japonês centralizados no meio da camada de arroz.

3. Com o auxílio da esteira de bambu, enrole a alga em torno de arroz, de maneira firme, mas gentil.

4. Corte cada rolinho de alga em pedaços de 2 cm e arranje em um prato, com a parte cortada para cima. Para que os cortes fiquem mais precisos, utilize uma faca molhada e limpe a mesma, após cada corte, com um pano ou papel-toalha.